segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolo Alemão

Já todas sabemos que os doces não são para desprezar quer se trate de bolos, bolinhos ou bolachinhas. E se tiverem por companhia frutos secos ou tropicais, depressa se transformarão em irresistíveis tentações.



 Ingredientes:
0,5 kg de farinha Branca de Neve (para mim é a melhor, torna os bolos com uma textura muito macia)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150 g de frutas cristalizadas picada
300 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos
2,5 dl de leite
1 colher de café mal cheia de noz-moscada raspada finamente
100 g de nozes picadas, pinhões e sultanas
30  g de miolo de amêndoa filado
Manteiga para untar
Papel vegetal para forrar
Farinha para polvilhar


Preparação:
Unte com manteiga uma forma grande, de preferência do tipo  bolo inglês (ou em duas formas mais pequenas), forre-lhe o fundo com papel vegetal e unte de novo.
Peneire a farinha com bicarbonato.
Polvilhe as frutas cristalizadas com um pouco de farinha, envolva-as bem e sacude-as.
Amasse o açúcar com a manteiga até ficarem em creme; junte-lhe depois as gemas, mexa bem e, em seguida, adicione o leite.
Junte as claras previamente batidas em castelo, aos poucos e alternadamente com a farinha, ligando tudo muito bem mas sem bater. Em seguida, misture a noz-moscada raspada e, por fim, as frutas, excepto as amêndoas; mexa cuidadosamente e deite na forma.
Polvilhe então a massa com as amêndoas filadas e leve a cozer, durante uma hora, em forno a 150 graus.
Verifique se o bolo está cozido antes de retirar do forno e desenformar já frio.


Eis o resultado final...


Bom Apettite!!

5 comentários:

  1. Mas que bolo delicioso. Mesmo como eu gosto.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro frutas cristalizadas e frutos secos, este tipo de bolo para mim é uma verdadeira tentação, um tesouro!

    ResponderEliminar
  3. Eu n adoro este tipo de bolos... mas q aspecto molhadinho q o teu tem! nada seco!!!! provava bemmmm uma fatia!

    ResponderEliminar
  4. ESTE BOLO PARECE FEITO PARA MIM, ADORO-O BJS

    ResponderEliminar
  5. Tem mesmo bom aspecto este bolo...

    Este bolo no ver~~ao com uma bola de gelado....
    hummmmmmmmmmmmmmmmmm

    vou levar esta receitinha comigo...

    jinhos

    ResponderEliminar

Deixe o seu Tesouro!